quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sobre as desculpas

Sou bastante orgulhoso. Tenho trabalhado e tentado contornar ao longo dos anos - e depois de ter levado na cabeça uma catrefada de vezes - esta minha qualidade. 


Não gosto que me peçam desculpa: fico envergonhado, tímido e sem saber o que dizer - o responder "Estás desculpado/a!" tira-me do sério, provoca-me urticaria.


Não gosto que me peçam para pedir desculpa: só faz com que diga a palavra sem qualquer tipo de arrependimento. Digo porque a querem ouvir e digo com o ar mais irónico do mundo.


Não gosto que me digam: "As desculpas não se pedem, evitam-se!". Fico chei'da nervos! 


Toda esta problemática vem de um pequeno - GRANDE - pormenor: pedir desculpa implica ter falhado, e eu ODEIO falhar, seja com os outros, seja no trabalho! O erro tem, em mim, uma negatividade enorme: fico em baixo, fico triste, começo a achar-me incompetente/mau Amigo/mau namorado/o-que-que-quer-seja. Tento dar sempre o melhor e tento estar sempre à altura das situações. Os erros fazem parte do crescimento, é facto, mas eu prefiro prevenir o erro. Gosto de cativar o meu bem estar psicológico.


Relativamente aos erros, sou pessoa que ultrapassar rapidamente as más situações: acontecem, falo sobre elas, demoro o meu tempo - pouco - a ruminar o assunto e sigo em frente. Acho ridículas as situações em que se conversam sobre os assuntos e os dias seguintes são a tocar na ferida, a apontar, de novo, o dedo e a chamar à razão a pessoa que errou.


E é isto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário